Os aditivos e tratamentos automotivos são produtos químicos desenvolvidos para serem adicionados a fluidos do veículo (como combustível, óleo, ou líquido de refrigeração) ou aplicados em componentes específicos. O objetivo é melhorar o desempenho, prolongar a vida útil das peças, corrigir problemas ou prevenir avarias.
Eles são amplamente utilizados e podem ser divididos em algumas categorias principais:
1. Aditivos de Combustível
Destinam-se a resolver problemas relacionados com o sistema de alimentação e injeção de combustível.
* Limpadores de Injetores/Sistema de Combustível: Removem depósitos de carvão e outras sujidades que se acumulam nas válvulas, injetores e no sistema de combustível. Isso ajuda a restaurar a potência, melhorar a combustão e, em alguns casos, otimizar o consumo.
* Aumentadores de Octanagem (Octane Boosters): Aumentam a classificação de octanas da gasolina, o que pode prevenir a pré-ignição ("batida de pino") e é útil para motores de alta performance.
* Aditivos Anti-Fumo: Reduzem a emissão de fumo, principalmente em motores a diesel, ao melhorar a eficiência da combustão.
* Tratamento Anti-Cristalização AdBlue: Para veículos a diesel que utilizam AdBlue (solução de ureia), previne a formação de cristais no sistema, mantendo-o funcional.
2. Aditivos de Óleo
Adicionados ao óleo do motor, visam melhorar suas propriedades e proteger os componentes internos.
* Antifricção/Anti-Desgaste: Reduzem o atrito entre as peças metálicas do motor, diminuindo o desgaste e o consumo de combustível e óleo.
* Limpadores Internos do Motor (Engine Flush): Usados antes da troca de óleo, dissolvem lamas e depósitos no motor para que sejam removidos com o óleo velho, garantindo que o óleo novo trabalhe de forma mais eficaz.
* Tapa Fugas de Óleo (Oil Leak Stop): Restituem a elasticidade de juntas e vedantes, ajudando a parar pequenas fugas de óleo no motor.
* Estabilizadores de Óleo/Anti-Consumo de Óleo: Visam reduzir a queima e o consumo excessivo de óleo, muitas vezes tornando o óleo mais espesso em altas temperaturas.
3. Tratamentos para Outros Sistemas
* Aditivos de Radiador/Sistema de Refrigeração:
* Limpeza do Radiador: Removem ferrugem, óleo e gordura que se acumulam no circuito.
* Tapa Fugas de Radiador: Selam pequenas fissuras e fugas no sistema de arrefecimento.
* Limpeza de Filtro de Partículas Diesel (DPF Cleaners): Ajudam na regeneração do DPF e na remoção da fuligem acumulada.
* Limpeza de Válvula EGR e Turbo: Produtos específicos para limpar os depósitos de carvão nestes componentes críticos, restaurando o seu bom funcionamento.
* Tratamentos para Transmissão e Direção Hidráulica: Melhoram a lubrificação e ajudam a selar fugas ou a tratar ruídos.
Preventivo vs. Curativo
A maioria dos aditivos é classificada por sua função principal:
* Preventivo: Usado regularmente para manter o sistema limpo, proteger o motor contra desgaste futuro e evitar problemas.
* Curativo: Usado quando o veículo já apresenta um sintoma específico (como fuga de óleo, falha de injeção, ou fumo excessivo) para tentar corrigir ou mitigar o problema.
É importante ler sempre as instruções do fabricante do aditivo e, em caso de dúvida, consultar um mecânico. O uso incorreto ou excessivo pode ser ineficaz ou até prejudicial para o veículo.
